• Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente
    A SEDUR tem a missão de planejar, executar, acompanhar, fiscalizar e avaliar
    as políticas e ações municipais de desenvolvimento urbano, preservação e conservação do meio ambiente.
Capacitação conscientiza moradores de Vila de Abrantes
Publicado 28/02/2018 03:02
Foto: Tiago Pacheco

Curso de Recuperação e Conservação em Áreas de Preservação Permanente

Despertar o sentimento de pertencimento e a conscientização ambiental é a proposta do Curso de Recuperação e Conservação em Áreas de Preservação Permanente (APP) que ocorreu nesta quarta-feira (28/2), na Paróquia do Divino Espírito Santo, em Vila de Abrantes. A iniciativa é realizada pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), por meio da Coordenadoria de Planejamento Ambiental (CPA).

A capacitação comunitária beneficia moradores das comunidades do entorno da lagoa de Estiva de Buris e de Fonte do Buraquinho, em Fonte da Caixa, ambos no distrito de Vila de Abrantes. Durante todo o dia de hoje, as pessoas vão aprender sobre as unidades de conservação de áreas protegidas, práticas de manejo de solo e os princípios da Permacultura, sistema permanente de cultivo de diversas espécies para a criação de comunidades sustentáveis e permita integração homem e natureza.

Liderança comunitária de Fonte do Buraquinho, em Fonte da Caixa, Marcos Anunciação, 37 anos, diz estar otimista com a realização do curso. Ele mora há 15 anos na comunidade e atua como guia turístico em Vila de Abrantes e com empolgação lembra que “hoje as pessoas têm se sentido mais responsáveis pela preservação do meio ambiente e querem dar sua contribuição, e essa iniciativa e apoio da prefeitura é um incentivo importante”, declarou ao acrescentar, “a gente sonha em ver nossa comunidade como era antes, plena de verde. Ver de volta as espécies de animais que hoje já não vemos mais. Estamos esperançosos de que este plantio marque, de fato, um novo momento para nós”, finalizou.

A formação prevê atividade prática com o plantio de 500 mudas de vegetação nativa da Mata Atlântica em áreas degradadas da região dos agentes multiplicadores que passaram pelo treinamento, previsto para acontecer em dois momentos, o primeiro no dia 4 de março, e o outro em data a ser definida. Entre as espécies cultivadas vão estar aroeiras, ingás, paineiras e flamboyants mirins.

Para o coordenador do CPA, Tomaz Miranda, o curso é um importante passo na busca da melhoria da qualidade de vida das comunidades e na garantia de maior integração entre a população e a administração pública, uma vez que a ação é realizada de forma conjunta. “Essa troca de conhecimentos é maravilhosa, todos nós aprendemos algo novo. Eles, conhecimentos técnicos, e nós, sobre a rotina e a experiência prática aplicada no dia a dia de cada um deles”, explicou o gestor da coordenadoria.

Autor: Ascom/PMC

Principal Secretaria
Prefeitura de Camaçari: Rua Francisco Drumond, S/N, Centro Administrativo. CEP. 42.800-000
Camaçari - Bahia - Brasil - Tel.: 71 3621 6666