• Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente
    A SEDUR tem a missão de planejar, executar, acompanhar, fiscalizar e avaliar
    as políticas e ações municipais de desenvolvimento urbano, preservação e conservação do meio ambiente.
Prefeitura desenvolve ações em alusão à Semana Nacional do Meio Ambiente
Publicado 31/05/2019 12:05
Foto:

Alunos da rede escolar municipal realizaram plantio

A semana Naconal do Meio Ambiente contará com uma série de atividades que se somam às outras iniciativas realizadas ao longo dos últimos anos pela gestão, com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a preservação ambiental e fomentar a recuperação de áreas degradadas. As ações iniciam no dia 4 de junho e marcam a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. A programação terá como tema central "O Fomento da Política de Arborização Municipal", com foco na comunidade escolar.

A partir da próxima semana estão previstas a realização de oficinas, palestras e plantio de cerca de 400 mudas de espécies nativas da mata atlântica. Ações de adoção de áreas do município por parte de empresas, através do Programa Camaçari + Verde, também farão parte da programação, que se estenderá além da Semana do Meio Ambiente, devendo seguir durante a primeira quinzena de junho.

O primeiro dia de atividade acontecerá na sede da Associação Nossa Senhora de Santana da Cordoaria, das 9h às 12h, e terá palestra e dinâmicas direcionadas para estudantes da prórpria localidade e das escolas Terra Maior, em Terra Maior, e Rosalina da Costa de Paula, localizada em Fazenda Macaiuba, todas comunidades que integram o distrito de Vila de Abrantes. Na quarta-feira (5/6) e quinta-feira (6/6), profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur) trabalharão por meio de oficina, durante todo o dia, com alunos do Centro de Ensino Técnico e Profissionalizante (CETEPS), quando terão oportunidade de conhecer projetos e programas desenvolvidos no município e os resultados alcançados. 

Ainda no dia 5, uma equipe equipe conduzirá uma palestra para servidores do município e membros da comunidade na sede da Prefeitura Avançada da Costa. Já no dia 6 de junho, a explanação será feita para os estudantes da Escola Municipal Catu de Abrantes. As atividades da semana terminam com o plantio de muda na sexta-feira (7/6) pela manhã, realizada na Escola Municipal Rosalina Costa de Paula. Na tarde do mesmo dia, está prevista palestra de sensibilização e educação ambiental para colaboradores da Eliane Revestimentos Cerâmicos.

Na semana seguinte, mais precisamente nos dias 10 e 12 de junho, alunos da Escola Municipal Fonte da Caixa serão contemplados com palestras. A posse dos membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAM) também fará parte da programação e está agendada para o dia 11 de junho, às 9h no auditório da Sedur. Em seguida ocorrerá a primeira reunião com a nova formação.

No dia 17 de junho, mais uma empresa do município assina o termo de adoção de área verde, através do Programa Camaçari Mais Verde, e assume o compromisso de cuidar e conservar do espaço, realizando serviços de manutenção e execução de melhorias urbanísticas, ambientais e paisagísticas.

Todas as atividades programadas em comemoração à Semana Nacional do Meio Ambiente são desenvolvidas pela Sedur, através da Coordenadoria de Planejamento Ambiental (CPA).

Autor: ASCOM
Principal Secretaria
Prefeitura de Camaçari: Rua Francisco Drumond, S/N, Centro Administrativo. CEP. 42.800-000
Camaçari - Bahia - Brasil - Tel.: 71 3621 6666
© 2017 Prefeitura Municipal de Camaçari Desenvolvimento - Secad/CCTGI/GEPRO