• Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente
    A SEDUR tem a missão de planejar, executar, acompanhar, fiscalizar e avaliar
    as políticas e ações municipais de desenvolvimento urbano, preservação e conservação do meio ambiente.
Plantio de 144 mudas marca a data
Publicado 21/09/2017 12:09
Foto:

O dia da árvore comemorado em grande estilo

O Dia da Árvore, celebrado nesta quinta-feira (21), é comemorado em grande estilo em Camaçari. O prefeito Antonio Elinaldo começou a manhã espalhando mais verde pela cidade. Só no entorno da alça do viaduto do Trabalhador serão plantadas até o final do dia, 106 mudas de plantas nativas de Mata Atlântica. Para comemorar também o aniversário da cidade, que completa 259 anos no dia 28 de Setembro, desse total, 36 árvores são da espécie Camassary, que deu origem ao nome da cidade e inspirou o governo a batizar o espaço de Bosque dos Camassarys.

Na parte da tarde, outras 38 mudas foram plantadas ao longo da avenida Luís Eduardo Magalhães (antiga Comercial), dessas 18 são da espécie Camassary. Os plantios fazem parte da Semana da Árvore, que prevê outras ações como esta até o final de setembro, e compreende ainda iniciativas do programa Camaçari Mais Verde. 

O ato no entorno da alça do viaduto do Trabalhador, foi mais que um plantio, foi uma aula de educação ambiental para todos os presentes, em especial para os 28 alunos da Escola Municipal Ilay Garcia Ellery que participaram da ação. Luís Henrique Gomes, 14 anos, estava entre os estudantes e ficou encantado com a iniciativa de arborizar uma importante via de entrada da cidade. “É muito bom imaginar que daqui a alguns anos essas mudas vão estar bem maiores e vai oferecer a todos que chegam à cidade uma paisagem bonita e acolhedora, porque é isso que Camaçari representa acolhimento”, explicou ele.

A iniciativa também foi momento de celebrar o voluntariado, já que cerca de 20 profissionais da empresa DHL também participaram do plantio, num verdadeiro ato de cidadania e respeito à natureza. O funcionário José Francisco de Assís elogiou a ação e entusiasmado mostrou que veio para por a mão na massa. “Preservar o meio ambiente é essencial e é responsabilidade de todos”, falou ao explicar que plantar já faz parte do seu dia a dia, pois cultiva hortaliças e plantas medicinais no quintal e que sempre que pode vai à roça para curtir o campo e fazer cultivo de outros alimentos.  

“Desde junho, quando nós lançamos o programa Camaçari Mais Verde, o governo tem atuado fortemente no processo de arborização da cidade e hoje ver a participação da sociedade e de empresas nessa ação, mostra que estamos no caminho certo”, declarou o prefeito Antonio Elinaldo.

A secretária do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Juliana Paes, comemorou muito a iniciativa e informou, “até o final do mês vamos ultrapassar mais de mil mudas plantadas na cidade, e esse é um legado importante para as próximas gerações”. A secretária ponderou ainda que a doação e o plantio de mudas por parte das empresas são uma forma delas compensarem as áreas desarborizadas durante o processo de instalação dos empreendimentos. “É preciso conscientizar as empresas sobre a importância de também empreender socioambientalmente. Por isso fizemos o Camaçari Mais Verde”, acrescentou.

Autor: Ascom/PMC
Principal Secretaria
Prefeitura de Camaçari: Rua Francisco Drumond, S/N, Centro Administrativo. CEP. 42.800-000
Camaçari - Bahia - Brasil - Tel.: 71 3621 6666
© 2017 Prefeitura Municipal de Camaçari Desenvolvimento - Secad/CCTGI/GEPRO